Carreira

Como trabalhar em posto de saúde: Principais vagas e Carreiras

Como trabalhar em posto de saúde

A saúde é um dos mercados que mais crescem nos dias atuais. E em meio a tantas oportunidades neste mercado tão aquecido, um dos polos que mais atraem a atenção dos profissionais são os postos de saúde. Mas afinal, como trabalhar em posto de saúde?

Estabilidade e dinâmica são dois pontos que atraem muitos profissionais da área de saúde para os postos. Contudo, vale lembrar que existem diversos segmentos que podem ser preenchidas por atuantes de diversas áreas, deixando os profissionais da saúde de lado. Mas isso nós falaremos daqui a pouco.

Existem diversos fatores que vocês precisam analisar na hora de escolher trabalhar em um posto de saúde. Pensando nisso, nós, do blog Recursos & Humanos, separamos tudo o que você precisa saber antes de começar a sua vida profissional em um postinho.

Sendo assim, se você fez desse objetivo o seu sonho, prepare-se para receber dicas incríveis que lhe ajudarão em todo o seu processo.

Como trabalhar em posto de saúde? Principais requisitos e diferenciais

Como dissemos, diversos profissionais da saúde possuem o sonho de trabalhar em um posto de saúde.

Contudo, é comum que jovens recém-formados, ou mesmo profissionais que ainda não se formaram, tenham algumas dúvidas a respeito do que é exigido no mercado, e o que pode diferenciá-los da grande maioria dos demais profissionais.

Assim sendo, decidimos destacar os principais requisitos e diferenciais que o ajudarão a ter uma posição de destaque durante a sua candidatura. Vamos lá?

Requisitos

Como qualquer segmento, existem alguns requisitos que os candidatos precisam preencher para que possam, de fato, trabalhar em um posto de saúde.

Um dos principais requisitos para ingressar em um posto de saúde é possuir uma certificação válida em sua área de atuação. Cursos técnicos e diplomas de ensino superior são os mais exigidos entre as instituições governamentais e privadas.

Além disso, os profissionais da área de Enfermagem, como enfermeiros ou técnicos de enfermagem, devem estar em posse do seu COREN. Afinal, o documento é imprescindível para que você possa exercer a sua profissão.

Diferenciais

O autocontrole é um dos pontos mais decisivos na hora de se escolher um profissional. Afinal, profissionais da área em questão devem estar sempre prontos para tomar decisões difíceis.

Além disso, algo que é constantemente buscado pelas organizações são profissionais “humanizados”, que se importem de corpo e alma com seus pacientes, a ponto de tornar o ambiente mais sereno e sadio.

Ademais, profissionais que compartilham essa característica tendem a ser mais cuidadosos, observando melhor a situação que se desenrola nos muitos casos do cotidiano.

Apesar de parecer que essas características são direcionadas apenas aos profissionais da saúde, a verdade é que as UBS (Unidades Básicas de Saúde) buscam essas qualidades em todos os seus colaboradores. Afinal, um ambiente seguro é construído com cada integrante da equipe, não é mesmo?

Veja vagas em empresas na área da saúde:

Como ingressar na área?

Depois de falarmos um pouco mais a fundo sobre o que os postos de saúde exigem de seus futuros colaboradores, chegou a hora de falar como trabalhar em um posto de saúde.

Aqui, nós abordaremos os principais meios de ingresso para que você possa realizar o seu sonho de trabalhar em sua área de atuação. Sendo assim, vamos conhecer as principais formas de se trabalhar em um posto de saúde.

Como trabalhar em posto de saúde

Concurso público

Para quem deseja atuar nas UBS, é necessário realizar um concurso público no Estado em que reside, ou que deseja atuar. Os concursos são os meios mais tradicionais e exigidos para que um profissional possa, de fato, ingressar à organização.

Por isso, uma dica super importante é que você mantenha seus olhos bem atentos aos editais presentes no site do Ministério da Saúde, ou na Secretaria de Saúde do seu estado.

Contudo, é importante ressaltar que, apesar de os concursos representarem os meios mais comuns de se trabalhar em um posto de saúde, existem outras formas de ingresso disponibilizadas aos candidatos.

Gestão terceirizada

Outra forma bastante eficiente de se começar a trabalhar em postos de saúde é através de um contato direto com a organização. Isso porque existem diversas unidades estaduais que contam com uma gestão terceirizada. Em outras palavras, o clássico “entregar um currículo e torcer para ser chamado”.

Esse método é bastante comum em Estados como o Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais. Porém, organizações desse tipo existem em todo o Brasil, basta ficar de olhos bem abertos em cada uma das unidades.

Residência médica

Para aqueles que acabaram de se formar em Medicina, uma excelente pedida seria ingressar através da residência médica.

A residência médica funciona como um tipo de pós-graduação, oferecendo conteúdos extras aos formados em medicina. O programa oferece especialização em diversos segmentos na área da saúde, como Clínica Médica, Neurologia, Pediatria, Cardiologia e muito mais.

Algumas das áreas citadas possuem acesso direto, ou seja, basta finalizar a sua faculdade para começar a atuar no programa. Por outro lado, algumas outras exigem primeira residência como pré-requisito.

Vale lembrar também que o tempo de duração entre cada uma das áreas disponibilizadas pela Residência Médica varia.

Como exemplo, a área de Neurologia possui duração de 5 anos, com ensinos teóricos e práticos. Por outro lado, a área de Medicina de Família e Comunidade tem duração de 2 anos de treinamento em serviço, além de alguns testes teóricos também.

Quais cargos existem em um posto de saúde?

Ao contrário do que se tem no imaginário popular, postos de saúde contam com uma grande variedade de cargos, agrupando um número bem amigável de áreas de atuação para todo tipo de pessoa.

Um exemplo bem claro disso são as inúmeras áreas de especialização da saúde, como pediatria, nutrição, odontologia, ginecologia, obstetrícia e muitas outras.

Além disso, existem os recepcionistas, que cumprem papel fundamental no dia a dia do posto de saúde. Os profissionais de serviços gerais também se fazem presente, zelando pela limpeza e organização do local.

Ou seja, além da área médica, há diversas outras formas de trabalhar em um posto de saúde. Portanto, trata-se de um local que oferece oportunidades para profissionais de diferentes áreas.

Veja vagas em outras áreas:

Deixe seu Comentário