Carreira

As 15 melhores profissões para pessoas calmas

profissões para pessoas calmas

Você sabe quais são as melhores profissões para pessoas calmas? Confira! Você irá se surpreender com algumas delas!

Os empregos menos estressantes são, sem sombra de dúvida, aqueles que fogem da correria do dia a dia, da agitação da bolsa de valores ou das ocorrências policiais. As profissões para pessoas calmas passam bem longe desses segmentos do mercado.

O equilíbrio e a tranquilidade na hora da escolha pela profissão fazem com que as pessoas com personalidade mais calma busquem áreas de trabalho que ofereçam, naturalmente, atribuições mais calmas também.

As profissões para pessoas calmas podem ser bastante variadas, onde os profissionais podem lidar com arte, moda, beleza, educação, saúde e tecnologia. Confira algumas delas a seguir!

15 profissões para pessoas calmas

1. Fonoaudiólogo

Dentro da área médica, a fonoaudiologia é perfeita para pessoas calmas e tranquilas.

O fonoaudiólogo trabalha com aspectos da comunicação humana como a fala, a linguagem oral e escrita, voz, audição, respiração e mastigação, bem como diagnosticando e reabilitando os possíveis transtornos.

É considerada uma das profissões menos estressantes, principalmente pela maioria dos pacientes ser composta por crianças e idosos.

2. Joalheiro

Como todo o artista, o joalheiro necessita de um ambiente tranquilo para que possa desenhar e criar suas peças.

Além disso, é uma das profissões para pessoas calmas que vem sendo procurada cada vez mais nos últimos anos. Isso se deve ao fato do desenvolvimento de novas técnicas e a introdução de novos materiais de trabalho na arte da joalheria.

3. Cabeleireiro

O contato diário e direto com clientes faz com que a profissão de cabeleireiro seja bem menos estressante do que outras. A profissão não está voltada apenas ao corte do cabelo, mas sim químicas e tinturas, terapias capilares, tratamentos reconstrutores e muitos outros.

Esse profissional auxilia na valorização da vida e na melhoria da autoestima de seus clientes, tornando-se um trabalho muito prazeroso.

4. Professor universitário

Um pouco difícil de acreditar, mas pesquisas demonstram que o professor universitário é bem mais sereno que os que lecionam para alunos do ensino médio e fundamental. Sem dúvida, é mais fácil lidar com alunos mais velhos.

5. Costureira

É fundamental a criatividade e a concentração para os profissionais que trabalham com a moda. E isso exige que trabalhem em local tranquilo e calmo.

Embora as costureiras possam precisar de ajudantes ou trabalhar em conjunto com outras pessoas, geralmente elas trabalham por conta própria, sem a necessidade de muita comunicação ou muito barulho.

6. Desenvolvedor web

Hoje em dia, muitos desenvolvedores web trabalham por conta própria como freelancers em modelo home office, o que naturalmente já torna a profissão bastante calma.

Aliadas a essa facilidade, as atribuições desse profissional, que basicamente digita códigos em frente a uma tela de computador o dia todo, ajudam a tornar essa uma das melhores profissões para pessoas calmas e que gostam mais de trabalhar no sossego e, de preferência, sem ninguém ao redor.

profissões para pessoas calmas

7. Nutricionista

Mais uma opção dentro da área médica: a nutrição.

O profissional dessa área está voltado à reeducação alimentar, em como tratar e prevenir doenças, desenvolver cardápios para empresas, restaurantes e muito mais. Sendo seu atendimento basicamente clínico, é considerada uma profissão bem tranquila.

8. Designer gráfico

Ficar o dia todo sentado na frente de um computador, com fones de ouvido, exercitando a criatividade, geralmente no modelo home office, é uma das soluções perfeitas para quem gosta de calmaria.

Sem dúvida, o designer gráfico precisa ser um profissional criativo. Além disso, pode trabalhar sozinho na maior parte do tempo, o que é ótimo para quem é mais tranquilo.

9. Tradutor

Certamente, a profissão de tradutor é uma das mais importantes que existem. Esse é o profissional responsável por tornar a comunicação possível em diversos idiomas, como quando traduz um documento técnico para ser usado por alguém que não fala inglês, por exemplo, ou quando traduz um contrato de serviço para ser compreendido por alguém que não fala espanhol.

Na maior parte dos casos, o tradutor pode trabalhar em casa, no silêncio e na tranquilidade. Mesmo aqueles que trabalham em empresas, geralmente, têm um canto tranquilo para que possam trabalhar em suas traduções.

10. Guarda florestal

Essa parece uma profissão inusitada para estar nessa lista de profissões para pessoas calmas? Bem, embora um guarda florestal possa enfrentar aventuras vez ou outra, na maior parte do tempo, ficará tranquilo em contato com a natureza, observando pássaros, animais e a vida selvagem.

Ser um guarda florestal é a opção perfeita para quem gosta da natureza e da calmaria que ela proporciona, por isso, essa ideia não podia deixar de aparecer em nossa lista.

11. Editor de vídeos

Atenção aos detalhes: essa é uma característica que o profissional que edita vídeos precisa possuir.

Além disso, essa é uma profissão excelente para quem é mais calmo, pois se trata de ficar grande parte do tempo na frente de um computador, fazendo tarefas minuciosas e interessantes, sem geralmente ter contato com muitas pessoas.

12. Matemático

De um modo geral, podemos dizer que grande parte das profissões da área de Exatas é excelente para pessoas calmas. Isso porque exigem mais concentração, assim, o profissional passa mais tempo consigo mesmo e com seus pensamentos.

13. Copywriter

Aqui estamos falando de uma profissão que, na Era em que vivemos, ganha cada vez mais destaque.

O copywriter é aquele profissional especializado na produção de textos e conteúdos, geralmente voltados para a web, que possuem o objetivo de persuadir o leitor a tomar alguma ação, seja fazer uma compra, preencher um formulário, clicar em um botão ou fechar um contrato, por exemplo.

Assim como o desenvolvedor web e o editor de vídeos, o copywriter pode trabalhar em casa, sozinho, na tranquilidade e no silêncio.

14. Astrônomo

Observar os astros, o céu e os planetas: parece atividade de férias, mas é a profissão do astrônomo. Sem dúvida, mais uma excelente opção para pessoas que são calmas.

15. Bibliotecário

Não tem como ficar estressado trabalhando em uma biblioteca! Por esse motivo, uma das melhores profissões para pessoas calmas é a proximidade com milhares de livros e o silêncio que as bibliotecas oferecem. Para quem não gosta de barulho e bagunça, é realmente o paraíso.

Deixe seu Comentário