Entrevista

Como se comportar em uma entrevista de emprego?

Como se comportar em uma entrevista de emprego

Saber como se comportar em uma entrevista de emprego é a principal dúvida da maioria dos profissionais, sejam eles experientes ou não. Entrar para o mercado de trabalho, exige antes de tudo, a passagem por alguns processos obrigatórios como a entrevista de emprego. Os candidatos querem saber todas as informações com antecedência, e eles estão certos, afinal de contas esse é o momento de impressionar. Confira algumas dicas ótimas e turbine a sua carreira.

Algumas informações durante o processo de entrada em uma empresa precisam ser ditas. Saber valorizar a sua experiência profissional, dando destaque principalmente para os projetos executados com outros colegas e que tiveram resultados satisfatórios é fundamental. Também vale ressaltar as formações acadêmicas, incluindo todo e qualquer curso de especialização que você estudou.

As empresas hoje em dia, biscam profissionais que estejam capacitados nas mais diferentes áreas do relacionamento humano. Não adianta ter milhares de diplomas se não souber se expressar. Portanto, ser preciso, saber falar o que deseja transmitir para a pessoa que está em posição de ouvinte é muito importante para o sucesso de uma entrevista.

Saber como se comportar em uma entrevista de emprego formal é meio caminho andado para que você atinja o sucesso no seu processo de seleção.

Lembre-se, se você enviou o currículo e ele despertou o interesse de um recrutador é sinal que o seu momento chegou. É a hora de vender a sua imagem de maneira positiva, afinal ele quer te conhecer melhor, para que você possa preencher a vaga, se ela de fato for sua. Algumas dúvidas podem surgir nesse momento, acredite, é completamente normal!

Com as nossas dicas, sem dúvidas você vai fazer bastante sucesso e provavelmente a sua vaga estará garantida. Basta acreditar no seu potencial.

6 excelentes dicas de como se comportar em uma entrevista de emprego

1 – Invista um tempo para estudar o seu currículo

É isso mesmo, antes da sua entrevista, pegue o seu currículo e o estude. Essa tarefa é fundamental para que você não fique perdido sem saber de fato sobre o que vai falar.

Sua trajetória profissional, tem que estar na ponta da língua. Lembre-se, essa é a hora de você mostrar as suas diferenças em relação aos outros candidatos, então não economize na preparação.

Dessa maneira, você conseguirá falar com o recrutador sem nenhuma dificuldade, quando for questionado.

Não tenha medo de vender o seu peixe, aliás essa é uma das dicas fundamentais de quem quer aprender como se comportar em uma entrevista de emprego.

2 – Preste atenção na sua comunicação verbal

Essa é uma das melhores dicas para quem quer aprender como se comportar em uma entrevista de emprego.

Seja assertivo nas suas respostas, com bastante clareza, você precisa transmitir antes de tudo, bastante confiança ao seu recrutador. Ele precisa sentir que você é a pessoa certa para ocupar um lugar na empresa.

Utilize um tom de voz mais adequado, nem muito alto e tão pouco muito baixo.

Assim que você for questionado, dê a resposta sem parecer arrogante. Respostas, claras, objetivas e concisas são as ideais. A postura de um candidato pessimista é a pior durante uma entrevista de emprego. Recrutadores e empresas, buscam candidatos mais firmes, que apresentam soluções e não esmorecem diante de qualquer adversidade.

Como se comportar em uma entrevista de emprego

3 – Comunicação não verbal, ela existe. Cuide dela!

A comunicação não verbal é o principal motivo que faz dezenas de candidatos serem desclassificados nos processos seletivos.

Isso acontece, simplesmente por uma falha na hora da sua preparação. Saber como se comportar em uma entrevista de emprego de maneira correta é saber dominar a ansiedade e insegurança que pode surgir nesse momento.

A comunicação com outras pessoas é feita o tempo todo, mesmo quando não soltamos sequer, uma palavra. Afinal de contas, o corpo fala, mesmo quando tentamos esconder. Exercícios para controlar a ansiedade e a respiração são fundamentais para promover relaxamento antes de se preparar para a hora da entrevista.

No momento da entrevista, tente manter o seu corpo mais ereto e procure falar sempre olhando nos olhos do seu entrevistador. O importante é você transmitir segurança.

Em uma entrevista ou processo seletivo, as pessoas ficam com medo até de sorrir. Não se preocupe com isso, sorria de maneira natural, sem medo, afinal você poderá se sentir mais relaxado e até despertar a simpatia do seu recrutador.

Faça gestos ao falar de maneira mais ponderada. Existem algumas posturas e gestos que podem ser interpretados como agressivos. Apontar o seu dedo ao recrutador, colocar a sua bolsa na mesa dele. Olhar o relógio de 5 em 5 minutos. São posturas que dão uma impressão muito negativa e que podem sugestionar o seu recrutador, fazendo-o entender que você não está à vontade nesse momento.

Saber como se comportar em uma entrevista de emprego é antes de tudo, saber manter a calma nas horas mais difíceis.

4 – Não minta em hipótese alguma

Mentir durante a entrevista e no processo seletivo é assinar a sua sentença de fracasso. Você pode prejudicar completamente as suas chances de se dar bem e obter sucesso.

Transformar alguma situação negativa em positiva é totalmente válido, os recrutadores inclusive adoram esse tipo de postura, porque demonstra que o candidato é verdadeiro. Agora mentir e colocar em risco a sua reputação profissional é um ato no mínimo inconsequente.

Portanto, a dica é para que você fale sempre a verdade, não se sinta iludido por contar apenas uma mentirinha para se dar bem. Imagina se o recrutador resolve pesquisar e descobre que você mentiu? Você será desmascarado e eliminado do processo seletivo.

5 – Seja o mais natural possível

Se você é introvertido, não queira se fazer de extrovertido. Seja natural, apenas quem você realmente é, caso contrário essa imagem artificial que você criou, poderá trazer um resultado muito negativo.

6 – Não seja inconveniente

Saber como se comportar em uma entrevista de emprego, é saber que falar demais e ser intrometido, será muito negativo para a sua imagem. A ansiedade, faz com que o indivíduo não tenha controle sobre as suas ações, com isso, acabará interrompendo o entrevistador ou até mesmo fazendo perguntas inconvenientes. Fale apenas o necessário quando for questionado.

Deixe seu Comentário