Entrevista

Perguntas de entrevista de emprego: dicas para responder

Perguntas de entrevista de emprego

Mesmo com tudo preparado, tentar entender perguntas de entrevista de emprego pode ser uma tarefa complicada. Até porque nessas horas você pode estar tenso e nervoso para mostrar seu potencial.

Por isso que neste artigo vamos abordar algumas das mais comuns perguntas de entrevista de emprego. Além de ajudar a facilitar seu comportamento postural, nossa lista a seguir ainda traz técnicas simples para responder como uma da forma mais profissional possível.

Aprendendo a responder perguntas de entrevista de emprego

Em primeiro lugar, procure compreender o que um entrevistador procura saber para que você entregue apenas a informação de que ele precisa. Afinal, a ideia aqui não é apresentar uma resposta decorada e pronta, pois isso tende a prejudicar sua entrevista.

Nossa grande dica é que você algumas perguntas de entrevista de emprego e entenda o que um entrevistador quer tirar a partir delas. Além do mais, ele pretende analisar a forma com que você estrutura sua fala e mostra que é o candidato certo para a vaga. Assim, confira a seguir como você deve responder a algumas das mais comuns perguntas de entrevista de emprego.

Onde você ficou sabendo dessa vaga?

Aqui está a primeira oportunidade para você destacar-se. Para isso, se descobriu a oportunidade em algum site de empregos popular, fale o que chamou a atenção de você no anúncio e o motivo de tanto interesse. Por outro lado, se soube da vaga por alguém que já trabalha na empresa, fale o quanto ficou animado e cite o nome do amigo.

Qual o motivo para querer o trabalho?

Entre as perguntas de entrevista de emprego, quase todas as empresas procuram por alguém apaixonado pelo que faz. Assim, para responder essa pergunta da forma ideal, identifique que fatores foram essenciais para fazer a vaga ser uma excelente opção para sua carreira.

Como exemplo, cite que você adora atender clientes pois gosta de ajudar a resolver problemas e a interagir com demais pessoas. De qualquer forma, também vale a pena falar sobre a empresa, como citar sua paixão por vendas e as técnicas incríveis que são empregadas hoje em dia.

Qual seu conhecimento sobre a empresa?

Claro que seria fácil repetir o conteúdo de sites no menu “Nossa história”. No entanto, esforce-se um pouco mais para poder conquistar ainda mais seu entrevistador. Até porque, nestas perguntas de entrevista de emprego o interesse maior é saber o quanto você está de acordo com a filosofia da empresa em questão.

Ainda assim, outra forma de responder à pergunta é demostrar que você compreende os objetivos e metas da empresa. Além do mais, use frases e palavras-chave do site, mas emendando com algo pessoal. Como exemplo, procure falar o porquê do seu interesse com a meta da empresa e o porquê de você acreditar em seu potencial para agregara valor.

Pode falar um pouco de você?

Entre as perguntas de entrevista de emprego, essa pode desconcertar qualquer um. Afinal, parece simples falar de nós mesmos, a questão é ter preparo para não se acanhar. Até porque um recrutador não precisa ouvir seu currículo inteiro ou onde você nasceu.

Nestas horas, escolha duas ou três experiências e realizações que demonstrem que você é competente para a vaga em questão. Como dica, antes da entrevista separe alguns bons exemplos para facilitar a memória. Enfim, até vale terminar a resposta explicando como essas experiências o prepararam para assumir a vaga.

Perguntas de entrevista de emprego

Você pode citar quais os seus pontos fortes?

Agora é o momento para você falar sobre os seus reais pontos fortes, já que um entrevistador não deseja ouvir frases prontas e encontradas pela internet. Por isso, seja bem específico e escolha pontos fortes e apenas que sejam relevantes para a vaga.

Como exemplo, ao invés de falar sobre habilidades com pessoas, fale que você gosta de construir relacionamentos ou tem uma comunicação persuasiva. A seguir, dê um exemplo de como você aplicaria essa característica na empresa.

Por que nossa empresa deveria contratá-lo?

Enfim, um dos momentos mais críticos e difíceis ao enfrentar as perguntas de entrevista de emprego. Ou seja, esta é a hora certa para você mostrar por que a vaga precisa ser sua. Sendo assim, ao responder é vital que você mostre não apenas capacidade, mas a vontade de produzir resultados à altura da empresa.

Por que você está se demitindo?

Entre todas as perguntas de entrevista de emprego, esta certamente é uma das mais comuns e complicadas. Aliás, prepare-se pois é quase certo de ela apareça a qualquer momento. Em todo caso, nossa dica é evitar criticar antigos ou atuais empregadores. Além de tudo, cuidado para não fazer desabafos pessoais.

Nessas horas, o melhor é indicar que sua animação para mostrar valor nas oportunidades inerentes à vaga disponível. Ainda vale citar que você adoraria fazer parte do quadro de funcionários. Em todo o caso, se você não enviou uma carta de demissão, vale também falar que foi demitido, infelizmente.

Qual seria o emprego com o qual você sonha?

Nesta questão, para saber se a vaga está mesmo alinhada com seus valores e objetivos profissionais, o entrevistador vai testar você.  Para sai-se bem, fale sobre suas ambições e objetivos, demonstrando que esse trabalho é perfeito para você crescer.

Você poderia me dizer quais são os seus pontos fracos?

Uma dose de autoconhecimento também faz parte do processo de responder a perguntas de entrevista de emprego. Afinal, todo entrevistador quer avaliar seu nível de honestidade e deixar você mesmo acabar com as chances de ganhar a vaga.

A melhor saída é citar pontos fracos nos quais você anda trabalhando para melhorar. Como exemplo, vale comentar que você não fale bem em público, mas tem se oferecido de forma voluntária para liderar reuniões.

Onde você se pretende estar daqui a cinco anos?

Finalmente, nestas horas você precisa ser tanto específico quanto honesto em relação a seus objetivos. Contudo, fique atento, pois o entrevistador tem como interesse avaliar alguns fatores, como:

  • Qual seu nível de ambição;
  • Se seus planos estão alinhados com os objetivos de crescimento;
  • Se as expectativas são realistas para a sua carreira.

De qualquer forma, ao estruturar respostas interessantes para as perguntas de entrevista de emprego, analise para onde sua conversa está indo. Afinal, se essa vaga não estiver de acordo com seus objetivos profissionais e de carreira, o resultado pode ser ter que preparar um currículo melhor e esperar por outra entrevista.

Deixe seu Comentário