Carreira

As 12 melhores profissões para quem gosta de ler e escrever

profissões para quem gosta de ler e escrever

Você gosta de ler e escrever? Está em dúvida sobre qual carreira seguir? Então conheça as principais profissões para quem gosta de ler e escrever e faça sua escolha!

Área de Humanas é campeã em profissões para quem gosta de ler e escrever

Ao longo da leitura, você perceberá que as profissões para quem gosta de ler e escrever pertencem, em sua maioria, à área de Humanas.

Certamente, a leitura e a escrita são habilidades fundamentais para praticamente qualquer profissão, mas para quem realmente gosta dessas atividades, há profissões que se encaixam ainda melhor. Assim, se o seu perfil é de um leitor ou escritor assíduo, algumas profissões serão ideais para você!

As habilidades de leitura e escrita, sem dúvida, devem ser exploradas ao longo da vida profissional de qualquer indivíduo. No entanto, algumas delas são mais exigidas em determinadas profissões, como é o caso óbvio dos tradutores e escritores, por exemplo.

Há muitas pessoas que dizem que não gostam de ler ou escrever, enquanto outras são simplesmente apaixonadas pela leitura e pela escrita. De uma forma ou de outra, para poder escrever bem, é preciso ler muito. Assim, trata-se de duas atividades que caminham de mãos dadas.

Você está pronto para conhecer as melhores profissões para quem gosta de ler e escrever? Então, continue a leitura!

12 profissões para quem gosta de ler e escrever

1. Tradutor

A primeira dessa lista de profissões para quem gosta de ler e escrever é o tradutor. Estamos falando de um profissional habilitado em transpor a escrita de livros, documentos e textos em geral de uma língua para outra.

Para isso, é necessário que o tradutor domine o vocabulário, a gramática e as gírias do português e de outras línguas, bem como seus costumes e tradições. O tradutor também costuma redigir legendas de filmes e vídeos.

2. Escritor

O escritor é um artista que tem como matéria-prima a língua, o texto, muita criatividade e inspiração, produzindo contos, romances, poemas, crônicas e tantos mais. Assim com o tradutor, o escritor também deve possuir domínio do vocabulário e da gramática.

3. Escritor técnico

Os escritores técnicos, também chamados de technical writers, são profissionais responsáveis pela produção e gestão de manuais, sites, textos de comunicação, entre outros. Sua escrita deve ser clara e direta para transmitir informações para uma variedade imensa de públicos.

4. Produtor editorial

O produtor editorial programa e coordena a edição de livros, folhetos, catálogos e websites, além de selecionar temas e títulos que serão publicados.

Para os impressos, escolhe o tipo e a gramatura do papel, define o tipo e o tamanho das letras, as fotos que ilustrarão as páginas e as características da capa. O produtor também deve estar bem preparado para trabalhar no ambiente digital, editando conteúdos para sites, revistas digitais e e-books.

5. Profissional de Letras

Para seguir a carreira de Letras, é fundamental que a pessoa goste realmente de ler e escrever. O profissional é um estudioso da língua portuguesa, bem como de outros idiomas estrangeiros.

Sua área de atuação é bastante extensa e diversificada, podendo desenvolver várias atividades como tradução, revisão, editoração, interpretação, produção de textos e até lecionar.

6. Jornalista

O jornalista tem uma gama enorme no mercado de trabalho, podendo atuar em editoras, jornais, revistas, emissoras de rádio e TV e veículos online.

O profissional de jornalismo deve se manter sempre atualizado no que diz respeito às diferentes formas de comunicação para se tornar competitivo no mercado. Para isso, a leitura é essencial.

7. Historiador

Entre as já citadas profissões para quem gosta de ler e escrever, seguir a carreira de historiador pode se transformar em uma rica experiência. Além de gostar muito de ler, o historiador deve ter um grande interesse em pesquisas, principalmente de fatos do passado, além de conseguir interpretar textos com facilidade.

Atuando como consultor histórico para cinema, teatro, produção de vídeos, novelas e filmes de época, o historiador também poderá lecionar em escolas, faculdades e veículos online.

profissões para quem gosta de ler e escrever

8. Cientista social

Profissional da área de humanas, o cientista social estuda as relações sociais e suas formas de organização e a estrutura social.

Assim, isto significa que seu principal objetivo é compreender e explicar as transformações que ocorrem na sociedade, analisando os conflitos políticos, econômicos e culturais.

9. Bibliotecário

Para ser um bibliotecário, tem que gostar realmente de ler e escrever! Suas principais funções são a organização, a classificação e a conservação do acervo de bibliotecas, além de orientar a busca e seleção de vídeos, revistas, livros, jornais e enciclopédias.

10. Advogado

Sem dúvida, ser advogado exige muito estudo. Trata-se de um profissional que passa praticamente a vida toda estudando, sempre se atualizando sobre leis, processos e códigos. E, é claro, tudo isso exige muita leitura e também muita escrita.

11. Médico

Aqui estamos falando de uma profissão delicada. Assim, para ser um bom médico, é preciso gostar não apenas de ler e escrever, mas principalmente ajudar.

Uma das profissões mais nobres que existem, ser médico envolve se doar, e isso vale em diversos aspectos, afinal, quando um médico não se importa em proporcionar uma melhor qualidade de vida a alguém ou até mesmo em salvar a vida dessa pessoa, bem, ele escolheu a profissão errada.

Em outras palavras, o médico é um profissional que precisa se comprometer. E, é claro, passa a vida toda estudando, e para isso lê e escreve muito.

Não é novidade para ninguém que a Medicina é uma profissão extremamente complexa, isso se não for a mais complexa de todas. Dedicação integral e muito tempo voltado aos livros é o mínimo que um médico pode oferecer para exercer sua profissão com maestria.

12. Professor

Rotinas corridas, aulas múltiplas, muitas vezes em duas ou três instituições distintas, provas e trabalhos para corrigir e muita paciência para lidar com os alunos. Essa é a vida de um professor. Não à toa, dizem que lecionar é uma arte!

Sempre envolto em atividades que envolvem escrita e leitura, práticas fundamentais para o exercício de sua profissão, o professor é um profissional que merece muito respeito.

O professor é, em outras palavras, “o profissional de todos os profissionais”. Sem o professor, nenhuma das outras profissões poderia existir.

Profissão que requer muita leitura, muita escrita e atualização constante, ser professor é realmente uma das melhores profissões para quem gosta de ler e escrever.

Deixe seu Comentário