Não é novidade para ninguém que a expansão da tecnologia permitiu a criação de ainda mais profissões, e igualmente o desenvolvimento de profissões já existentes, que agora podem contar com a Internet, por exemplo, para aproveitar vagas disponíveis em outras cidades, países e até mesmo continentes.
Na hora de conquistar uma dessas vagas virtuais, em alguns momentos, um simples currículo online pode não ser suficiente para apresentar todo o trabalho realizado, e aí entra a criação de um portfólio online que pode proporcionar ao futuro empregador ou cliente uma imagem mais global dos serviços realizados por aquele profissional.
Os portfólios são ferramentas cada vez mais usadas pelos profissionais que querem mostrar aos clientes bons resultados a partir dos trabalhos que já foram realizados. Um exemplo básico, por exemplo, pode ser apresentado tendo em vista a profissão de um designer de aplicativos digitais.
O profissional poderia citar os nomes dos aplicativos que “desenhou” e explicar o que cada um fazia, no entanto, se houver a possibilidade do mesmo profissional criar uma página com várias imagens de funcionamento do aplicativo, juntamente às descrições, isso seria uma mais-valia fundamental na hora de uma contratação.
A importância de um bom portfólio online
Dentre os muitos tipos de currículo disponíveis, cada vez mais os portfólios são valorizados na hora da escolha de um profissional. Para os recrutadores e clientes, ver um portfólio pode ser uma forma dinâmica de conhecer ainda mais o método de trabalho daquele profissional.
Como os portfólios normalmente envolvem textos, imagens, vídeos e têm um formato mais interativo, é muito mais fácil conseguir perceber quem é aquele profissional ou empresa que irá prestar o serviço.
4 dicas para criar um bom portfólio online
Hospede o seu portfólio em uma boa plataforma
Hoje em dia, já há muitas plataformas disponíveis que podem hospedar um bom portfólio online. Das mais simples às mais complexas, há opções para todos os gostos, mas o ponto principal a ter em mente é que o seu portfólio precisa estar hospedado em uma plataforma confiável.
Como ele é o seu cartão de visitas online, é fundamental que os seus clientes ou futuros operadores consigam acessá-lo de forma rápida e simples, sem bugs e sem que o seu portfólio se encontre fora do ar. Além disso, principalmente se os seus serviços envolvem uma possível contratação por clientes internacionais, é ainda mais importante que a plataforma de hospedagem do seu portfólio funcione perfeitamente a nível mundial, sem delays ou bugs.
Seja criativo
Um portfólio é uma oportunidade de ir muito além do tradicional currículo em formato de texto criado no Word. Dependendo da área, os portfólios podem ser mais ou menos criativos e abertos à inovação, mas mesmo nas áreas mais tradicionais, já sabemos que a criatividade é sempre bem-vinda em qualquer negócio.
Tente se colocar no lugar de um possível cliente, pense nas coisas que ele iria admirar ao contratar um profissional e invista nisso. Além disso, aposte em um visual bonito, que faça com que os clientes queiram ver mais detalhes do seu portfólio e não fiquem cansados ao olhar para a tela.
Lembre-se de que, em alguns momentos, menos pode ser mais, por isso, a criatividade precisa estar atrelada ao bom senso. Para quem nunca criou um portfólio, pode ser normal se sentir um pouco perdido no início, por isso, inspirar-se em outros profissionais pode ser uma parte importante do processo de criação. É claro que inspiração não significa cópia, mas apenas um pontapé inicial para aumentar a sua própria criatividade!
Lembre-se de que a pressa é a inimiga da perfeição
Por vezes, o perfeccionismo pode não ser tão bom, tendo em vista que ele pode fazer com que as pessoas queiram alcançar um resultado impossível e fiquem frustradas facilmente. No entanto, uma boa dose de autocrítica e cuidado é sempre importante para a criação de um portfólio online.
Espere algumas horas ou até mesmo um dia antes de divulgar o seu portfólio após finalizado, para que a mente consiga descansar, e revise-o à procura de erros ou mesmo inconsistência que passaram sem que você pudesse perceber. Resolva os possíveis problemas ortográficos, a escolha de palavras repetidas ou mesmo alguma incongruência em relação às datas dos trabalhos. Essa é uma parte importante do processo, afinal, um erro no portfólio pode transmitir uma imagem de desleixo — que nem de longe é o que se quer.
Divulgue!
Para que o seu portfólio online consiga encontrar os possíveis clientes que estão por aí, é importante que você saiba ser encontrado. Além de poder investir em estratégias de SEO para que o seu conteúdo seja facilmente encontrado pelos mecanismos de buscas, nada melhor do que uma divulgação pessoal do seu portfólio no LinkedIn, por exemplo. Além disso, fique sempre atento às vagas que podem surgir na sua área, pois com um bom portfólio criado, metade do caminho já está pronta.
Um passo importante
Já vimos a importância da criação dos portfólios e percebemos o quanto esse recurso pode ajudar em possíveis contratações e na expansão dos negócios pessoais. Muitas vezes, para o preenchimento de uma vaga, o portfólio pode fazer tanta diferença na contratação quanto a linguagem corporal utilizada na entrevista, por exemplo.
Por isso, nada mais justo do que dar toda a atenção que essa ferramenta tão importante merece ter.
Deixe seu Comentário