Carreira

Como trabalhar em livraria: Principais vagas e Carreiras

Como trabalhar em livraria

Você chegou até aqui porque quer saber como trabalhar em livraria? Pois então chegou ao lugar certo!

As livrarias são locais completamente mágicos, capazes de contar inúmeras histórias a todos os tipos de público. Não é de se estranhar que um grande número de pessoas esteja tão interessada em trabalhar em um local tão fantástico quanto esse.

Se você tem esse sonho e não sabe por onde começar, nós do Recursos & Humanos separamos algumas dicas super interessantes para te ajudar a dar o primeiro passo.

Apesar do mercado editorial ter passado por tempos sombrios há alguns anos, os livros nunca foram tão importantes e cultuados quanto nos dias atuais, nos mostrando uma possível reação em meio a todo esse caos.

Por isso, muitos ainda se abraçam ao sonho de viver uma experiência tão enriquecedora quanto trabalhar em um local que transborda cultura e fantasias.

Aqui, responderemos algumas das dúvidas mais pertinentes, além de levantarmos alguns pontos aos quais você deverá se atentar, caso queira construir uma carreira de muito sucesso.

Como trabalhar em livraria: principais requisitos e diferenciais que o ajudarão a se destacar

Com certeza você deve ter se perguntado muito como é, de fato, trabalhar em uma livraria. Mas será que você já se perguntou se você tem o perfil de um profissional para trabalhar nesse ambiente?

Se a sua resposta for “não”, não tem problema. Muitas pessoas acabam se deixando levar pela emoção de trabalhar em um ambiente tão tranquilo e mágico, sem sequer levantar algumas informações super importantes. Mas, como dissemos, não tem problema.

Separamos aqui alguns requisitos super importantes, além de alguns diferenciais que o ajudarão bastante no seu processo inicial. E então, vamos lá?

Requisitos

As livrarias são locais bastante democráticos. Ou seja, não existem requisitos tão intensos assim que possam impedir qualquer pessoa de participar do grupo de funcionários. Ainda assim, isso não impede que existam alguns pontos importantes que você deve considerar.

Algumas livrarias exigem certa experiência por parte dos seus candidatos. Por isso, é importante já ter tido algum tipo de experiência em sua área de atuação.

Além disso, existem certas áreas nas livrarias que exigem um certificado específico, seja na área de contabilidade, marketing e vendas ou administração. Portanto, fique atento à vaga que você tem interesse.

Diferenciais

Pro atividade e criatividade são duas características fundamentais para quem deseja trabalhar em uma livraria. Afinal, o palácio das fantasias e romances também merece um profissional à altura.

Além de manter as ideias bastante ativas e realizar suas atividades de forma singularmente inovadora, é preciso ter uma excelente inteligência interpessoal.

O bom convívio com clientes e funcionários da loja melhora, e muito, a sua imagem profissional e pessoal, já que os clientes e funcionários terão uma enorme empatia e simpatia por você.

Ah, mais uma coisa muito importante! A comunicação é primordial. Em uma livraria, a troca de informações é constante e deveras importante. Por isso, seja bastante claro em todas as suas informações.

Apesar de ser importante em cada uma das áreas da livraria, nenhuma área se beneficia tanto desse artifício quanto os vendedores. Afinal, cada informação relevante é passada diretamente por eles.

Como começar a trabalhar em uma livraria?

Ao contrário do que se parece, começar a trabalhar em uma livraria não é uma tarefa nem um pouco difícil. Na verdade, essa é uma tarefa pra lá de fácil.

Mas caso você não saiba exatamente por onde começar, não se preocupe. Em seguida, nós lhe daremos algumas dicas matadoras de como garantir o seu novo emprego em uma livraria.

Processos seletivos tradicionais

Um dos métodos mais clássicos e efetivos de se conseguir trabalhar em uma livraria é candidatar-se através de um processo seletivo tradicional.

Apresentar-se em uma livraria para conhecer o ambiente e observar o esquema de serviços impostos pela empresa é uma boa ideia. Afinal, o primeiro contato pode lhe render não só uma percepção ligeiramente mais ampla, como também a possibilidade de fazer um bom networking no processo.

Como trabalhar em livraria

Trainee

Engana-se quem pensa que as livrarias são destinadas apenas aos vendedores. Na verdade, existem uma série de outras profissões inseridas nas livrarias. Por isso, as vagas de trainee são uma excelente porta de entrada para novos profissionais.

A oportunidade de treinamento em livrarias é um excelente complemento para a grande maioria das profissões, entre elas as relacionadas à administração, marketing e contabilidade, por exemplo.

Sênior

Enquanto as vagas de trainee sustentam os novos profissionais que acabaram de surgir no mercado, as vagas para sênior são uma ótima pedida para os profissionais mais experientes, os famosos “cascudos da área”.

Manter uma livraria funcional e, principalmente, relevante, requer muita habilidade e competência. E é aí que entram os sêniores, com suas vastas experiências de mercado.

Se você já está inserido no mercado há algum tempo, e faz de tantos cargos e ocupações sua coleção de experiência, então talvez esse seja o tipo de vaga ideal para você.

Vagas abertas em grandes empresas:

Quais cargos existem em uma livraria?

Bom, sabemos que as livrarias são locais amplos. Isso, portanto, garante também uma ampla oferta de vagas, nos mais variados departamentos.

Afinal, quais tipos de cargos é possível encontrar em uma livraria?

Essa é uma questão bastante comum para aqueles que estão realizando suas primeiras pesquisas e querem saber absolutamente tudo sobre o assunto.

Se esse for o seu caso, então você tirou a sorte grande, porque aqui nós fizemos um pequeno apanhado de alguns dos cargos mais importantes que estão presentes em quase todas as livrarias.

Quer conhecer? Então, confira a lista a seguir:

  • Operadora de caixa;
  • Administração (Gerência);
  • Auxiliar administrativo;
  • Balconista;
  • Fiscal de loja;
  • Contabilidade;
  • Equipe de vendas;
  • Encarregado;
  • Marketing e propaganda;
  • Representante de loja;
  • Estoquista;
  • Líder de equipe.

Esperamos que nosso pequeno guia tenha ajudado você com os principais conceitos sobre como trabalhar em livraria. Se esse é o seu desejo, então, procure as melhores oportunidades para você hoje mesmo.

Não se esqueça que o mercado está em busca de profissionais multidisciplinares, focados, engajados e atualizados. Prepare-se para essa grande aventura e boa sorte em sua jornada!

Assuntos relacionados à Gestão, RH e empreendedorismo: 

Vagas de empregos:

 

 

Deixe seu Comentário