Carreira

10 dicas infalíveis para você aumentar o foco no trabalho

aumentar o foco no trabalho

A concentração é uma habilidade que deve ser desenvolvida para que se possa aumentar o foco no trabalho. Sem concentração ou foco, não conseguiríamos nem organizar nossa agenda. No artigo que preparamos hoje, você conhece 10 dicas importantes para aumentar o seu nível de concentração. Então, prepare o bloco de anotações e boa leitura!

10 dicas que você precisa seguir para aumentar o foco no trabalho

1. Organização e planejamento

O que mais pode ajuda-lo a aumentar o foco no trabalho é a organização.

Faça uma lista com todas as tarefas que terá que desenvolver no dia. Assim, você conseguirá dividir seu tempo e terá tempo para fazer tudo sem correrias.

Uma das formas mais eficazes de fazer isso é utilizar a noite para planejar o dia seguinte. Se você tem muitas coisas para fazer em uma terça-feira, por exemplo, reserve de 20 a 30 minutos da sua noite de segunda-feira para fazer seu planejamento.

Quando as tarefas estão bem determinadas, é muito mais fácil manter o foco.

2. Ambiente de trabalho

O local de seu trabalho e a relação com seus colegas é outro fator muito importante para que se mantenha a concentração.

No tocante ao seu espaço de trabalho, só depende de você mantê-lo adequado para o trabalho. Isto é, evite acumular pilhas e mais pilhas de documentos, juntar lixo, deixar coisas muito bagunçadas ou ter por perto coisas desnecessárias para a execução de suas tarefas.

Por outro lado, quando o assunto é o relacionamento com os colegas de trabalho, é importante fazer a sua parte para manter o foco.

Tem alguém falando sobre o jogo do final de semana? Não preste atenção. Tem alguém interrompendo você toda hora para mostrar as novidades nas redes sociais? Recuse educadamente e continue fazendo seu trabalho.

Evite, também, as fofocas, pois elas desviam o foco e não contribuem para um espaço de trabalho produtivo.

3. Metas

Para que você possa aumentar o foco no trabalho, terá que ter em mente suas metas. Se souber aonde quer chegar, estabelecerá metas para isso.

Organize-se e estabeleça pequenas metas e foque em alcançá-las. A organização das tarefas do dia seguinte, que citamos no item 1 desse artigo, é uma boa forma de tornar as metas mais visíveis e até palpáveis.

Lembre-se que metas são diferentes de objetivos. O objetivo é algo maior, um ponto de chegada, por exemplo, comprar um apartamento na praia. As metas são as pequenas coisas que você precisará fazer ao longo do tempo para atingir esse objetivo, por exemplo, fechar 5 grandes contratos.

4. Problemas pessoais

Os problemas pessoais interferem de forma aguda na concentração. É muito difícil tentar manter o foco no que se está fazendo, quando se está pensando em outra coisa, principalmente em problemas pessoais, que se não forem resolvidos acabarão por trazer também problemas profissionais.

Se não tiver como resolvê-los no momento, procure ao menos não levá-los para o ambiente de trabalho. Dessa maneira, você conseguirá ter mais foco e executará suas tarefas com mais concentração e qualidade.

5. Gestão do tempo

Disponibilize um tempo para cada tarefa. Não faça dez coisas ao mesmo tempo, pois isso irá fazer com que a concentração seja confusa.

Comece e termine uma tarefa de cada vez. Para aumentar o foco no trabalho, é preciso saber utilizar o tempo a seu favor.

Aproveite para ler também:

6. Redes sociais

Nada mais perigoso para perder a concentração do que utilizar as redes sociais durante o expediente ou quando se está realizando uma tarefa. Esquecer e deixar de lado um pouco as redes sociais irá aumentar o seu foco no trabalho.

Procure se organizar e separar um tempo para dar uma checada no Facebook e outras redes. Outra ação que pode ajudar bastante é desligar as notificações do smartphone.

aumentar o foco no trabalho

7. Intervalo

Não espere ficar exausto e, consequentemente, irritado, para dar uma parada.

Organize-se para que possa ter um tempo de relaxamento e refrescar um pouco a mente. Isso auxiliará a resolver problemas que pareciam sem solução e você voltará mais focado.

Além disso, é essencial para a sua saúde que você faça pausas e alongamentos ao menos uma vez por hora. Assim, se você trabalha sentado o tempo todo, a cada hora trabalhada, levante e faça um intervalo de 3 ou 5 minutos.

Faça um café, alongue-se, ande um pouco, vá tomar um pouco de sol. Os intervalos ajudam a revigorar e recarregar as baterias, de modo que você volta para o trabalho muito mais focado.

8. Exercícios para a mente

Procure fazer exercícios que aumentem a concentração, como palavras-cruzadas e meditação, ou outra atividade que lhe permita ficar focado.

Este é um excelente método para aumentar o foco no trabalho por estimular o cérebro.

É claro que não estamos falando para você ficar fazendo palavras-cruzadas durante o expediente! Você pode, por exemplo, utilizar os intervalos, que acabamos de citar, para fazer isso. Na hora do almoço ou café, você também pode fazer alguns exercícios.

9. Conhece-te a ti mesmo

Qual horário ou período do dia você tem mais facilidade em se concentrar por mais tempo? Que tipo de atividade você demora mais para desempenhar?

Faça uma avaliação e analise o que pode ser mudado. Desta forma, conseguirá aumentar o foco no trabalho descartando hábitos que prejudicam a concentração.

Se você trabalha em um escritório, em um horário definido, tente perceber qual período mantém você mais concentrado e então faça as tarefas mais importantes nesse momento.

Porém, se você trabalha em casa, por conta própria, identifique em qual momento consegue se concentrar mais e trabalhe nesse horário. Em casa, você tem mais flexibilidade, então, aproveite-a.

10. Lei de Parkinson

A Lei de Parkinson foi publicada por Cyril Northcote Parkinson, sendo reconhecida no mundo dos negócios como a lei que mais auxilia a aumentar o foco no trabalho. Essa lei consiste basicamente em melhorar o tempo que é utilizado para realizar as tarefas. Se você focar e se concentrar em uma tarefa, mais rápido irá realizá-la. Leia mais a respeito dessa Lei e como aplicá-la clicando aqui.

Deixe seu Comentário