Carreira

Como fazer um portfólio? Veja 5 ótimas dicas!

Como fazer um portfólio?

Após anos desenvolvendo uma carreira, chegou a agora de divulgar seu trabalho para o mercado. Seja para aumentar sua rede de contatos ou até mesmo para buscar vagas de recolocação, saber como fazer um portfólio eficiente é parte importante do seu crescimento profissional.

Para tanto, este artigo traz informações preciosas sobre técnicas de apresentação, abordagens sobre portfólios digital e impresso e muito mais. Tudo para você divulgue seu nome e seus serviços causar ainda a melhor impressão para futuros clientes e empresas.

Afinal, o que é portfólio?

De acordo com a origem do vocábulo, portfólio pode ser definido como documento ou dossiê que apresenta um registro individual de experiências e habilitações. Em resumo, ele é uma compilação dos seus melhores trabalhos, seja por parte de uma empresa ou mesmo como um profissional.

Aliás, vale lembrar que portfólio e currículo têm funções diferentes. Até porque um portfólio tem peso maior que um currículo. Ou seja, enquanto o currículo menciona suas experiências profissionais, um o portfólio os coloca na perspectiva da prática e da experiência profissionais.

De qualquer forma, ao saber como fazer um portfólio organizado e bem produzido você pode abrir até as portas mais difíceis. Afinal, esta é uma das melhores maneiras de o mercado e as pessoas conhecerem seu trabalho. A partir disso, fica claro possuir um portfólio profissional é uma marca de que quem sempre pensa em ser um profissional competente.

Enfim, basta pensar na quantidade de concorrentes que existem por vaga para você investir forte nessa ferramenta de marketing pessoal. Para fazer isso com maestria, temos uma lista a seguir com várias dicas e sugestões sobre como fazer um portfólio.

Dicas de como fazer um portfólio eficiente

Ao invés de você apostar na correria, leia nossas dicas a seguir e evite preparar seu portfólio de qualquer jeito. Até porque quanto mais planejado ele for, melhor a sua eficiência. Para isso, listamos abaixo algumas das melhores dicas que existem no mercado, de acordo com diretores de recursos humanos, empresários e especialistas em gestão.

Como fazer um portfólio para iniciantes no mercado

Para abrir nossas dicas, nada mais justo do que ajudar quem ainda praticamente não tem trabalhos para mostrar. Em outras palavras, para quem quer mudar a área de atuação ou terminou recentemente os estudos, é possível criar um portfólio. Afinal, confira o pode constar nele:

  • Trabalho e serviços produzidos para familiares, mesmo que seja gratuito
  • Projetos e campanhas pessoais;
  • Trabalhos de escola e cursos de faculdade.

De qualquer forma, antes de saber como fazer um portfólio profissional, você pode adicionar qualquer projeto pessoal. Até porque assim, além de ajudar nesse processo de aprendizado da peça eles já podem indicar se você tem potencial profissional para determinada empresa.

Defina qual o seu objetivo para uma empresa

Um dos objetivos de um portfólio é auxiliar você a conseguir mais trabalhos. Mas que trabalhos são esses? Por isso, sempre deixe claro qual a área e vaga de interesse ao apresentar seu portfólio a um diretor ou entrevistador.

Por outro lado, caso você tenha uma loja de produtos, saber como fazer um portfólio eficiente vai gerar mais divulgação e vendas dos seus produtos. Outro simples exemplo são os portfólios de fotógrafos, que precisam apresentar seus trabalhos feitos em formaturas, casamentos e demais eventos. A partir dessa etapa, fica mais fácil você planejar boa parte do seu portfólio.

Como fazer um portfólio?

Pense na facilidade de navegação e leitura

Apesar de um portfólio requerer textos objetivos e claros, você ainda precisa analisar demais fatores que influenciam sua navegação e leitura. Assim, um dos principais são as chamadas “fonte”, ou o tipo letra no popular.

Nessas horas, você pode ter deixado de fora fontes clássicas, como Times New Roman e Arial, para investir em fontes mais modernas e bonitas. Contudo, não ache isso estranho ou brega, pois muitas tipologias atuais prejudicam a leitura, a compreensão e ainda tendem a ser extravagantes.

Em todo caso, opte por fontes sóbrias e tradicionais, pois além da clareza de leitura ainda facilitam a tarefa do entrevistador. Aliás, para facilitar a navegação entre seus trabalhos, imagine uma casa com cômodos pensados para o ar fluir no seu interior.

Assim, a sequência das peças estará organizada e de forma que o processo de leitura ainda fique dinâmico. Enfim, crie categorias e sequencie as páginas para qualquer um encontrar o que procura.

A simplicidade faz a diferença

Seja para imagens ou textos, antes de saber como fazer um portfólio lembre-se de que exageros não são bem-vindos. No caso das imagens, esquecer técnicas simples pode produzir um material muito poluído, desagradando potenciais clientes.

Já um portfólio baseado em texto, seu visitante vai passar os olhos pelo trabalho e buscar algo que chame a sua atenção. Assim, se ele não notar algo interessante, ficará dando voltas pelo seu portfólio e o acabará fechando-o, sem mesmo ter uma opinião formada. Para evitar isso, leve em conta dois fatores:

  • Em relação à construção das ideias, não escreva frases que exijam muita concentração. Assim, evite parágrafos grandes, inversões, encadeamentos complexos e intercalações de ideias;
  • Na hora de escolher as palavras, não use palavras difíceis. Até porque toda boa comunicação escrita requer apenas palavras simples.

Escolha apenas seus principais projetos e trabalhos

Além de preparar um ótimo resumo profissional, neste caso note que todo bom portfólio nem sequer chega a lembrar um diário ou até mesmo um livro autobiográfico. Isso porque ele certamente estaria contendo uma série de fotos e informações de trabalhos que você já fez, mas que serão irrelevantes.

Por outro lado, se você ainda está aprendendo como fazer um portfólio e ainda está dando os primeiros passos no mercado, seus poucos trabalhos já são ótimos para uma apresentação. Assim sendo, para os experientes, selecione apenas aqueles trabalhos que dão mais orgulho.

De qualquer forma, lembre-se de que, assim como na apresentação de um currículo, nem todos os recrutadores estarão interessados em todas as informações sobre você. Enfim, para poupar tempo e manter uma leitura dinâmica e concisa, saber como fazer um portfólio pode ser questão de prática. Aliás, no mercado de trabalho a experiência conta muito.

Deixe seu Comentário