Currículo

Currículo com foto ou sem? Saiba como se destacar

Currículo com foto ou sem

Um dos documentos mais essenciais para começar a se introduzir no mercado de trabalho definitivamente é o currículo. É ali onde você pode colocar todas as suas formações, habilidades e informações que possam vir a ser úteis e decisivas para que o contratante venha a lhe selecionar e, então, te contratar como membro da empresa – independentemente de qual seja ela.

Além disso, o fato deste documento ser tão importante para a sua possível contratação lhe dá uma grande e incrível vantagem até porque é você mesmo o responsável por montar e elaborar o seu próprio currículo. Sabendo disso, é necessário que você saiba quais informações são relevantes e que de fato venham a fazer a diferença na hora da seleção e análise do seu currículo.

E uma das maiores dúvidas quando o assunto debatido é currículo é: e a minha foto, devo ou não o anexar juntamente ao meu documento? Esta com certeza é uma das dúvidas mais frequentes e pertinentes no assunto – ainda mais para aqueles que estão prestes a elaborar o seu primeiro currículo. Sendo assim, saiba a seguir se você deve ou não colocar foto em seu currículo.

Foto no currículo e nas redes sociais

Atualmente, com as redes sociais, é quase certo de que um contratante venha a ter acesso às fotos dos candidatos a determinada vaga, além, é claro, de outras diversas informações. Sendo assim, recomenda-se sempre ser um pouco seletivo ao publicar determinadas fotos em suas mídias pessoais, a fim de criar uma boa imagem perante as pessoas que estão “de fora” – pois acredite, elas irão lhe julgar.

Dessa forma, busque sempre manter seu perfil atualizado em suas redes sociais. Além disso, saiba que o que você postar lá possivelmente será analisado pelas empresas que analisarem o seu currículo.

Conheça a vaga antes de anexar uma foto em seu currículo

Antes de sair por aí colocando a sua foto em todo currículo que você sai distribuindo se faça uma simples pergunta: a vaga de emprego à qual você está se candidatando realmente exige foto por parte dos candidatos? Bom, caso a resposta seja não, você já sabe o que fazer: não precisa anexar a foto.

Se for opcional, então talvez não faça diferença alguma. Mas, caso a resposta venha a ser sim, então recomenda-se que você siga as instruções divulgadas pela empresa e coloque a sua foto no currículo.

Há outras perguntas que podem ser feitas para si mesmo caso você continue em dúvida se deve ou não colocar uma foto sua no currículo. Uma delas é: a vaga para qual você está se candidatando exige boa aparência?

Esta pergunta pode parecer meio desconfortável e, até mesmo, um tanto quanto ignorante (e realmente é), já que “ter uma boa aparência” é algo totalmente relativo que pode depender de pessoa para pessoa. Mas, infelizmente, muitas vezes é definido um determinado padrão para trabalhar em algum lugar, sendo necessário acatar a este tipo de padrão para conseguir a vaga. Sendo assim, caso a empresa faça tal exigência, tente estar arrumado ao máximo na foto.

Não pode ser qualquer foto

Você tem uma foto de rosto que seja visivelmente de boa qualidade? Isto porque não adianta você enviar uma “selfie” como foto anexada a um currículo, já que definitivamente não é esta a mais adequada para o documento. Sendo assim, não coloque simplesmente qualquer foto em seu currículo – se a imagem for uma exigência, a qualidade dela também irá contar (e muito)

Uma última pergunta deve ser: você está vestido adequadamente na foto do seu currículo? Claro que, assim como a “boa aparência” ser relativo, a vestimenta muitas vezes também pode ser. Mas, de qualquer forma, é importante que você esteja pelo menos “formal” na foto que será colocada em seu currículo.

Como deve ser a foto do currículo?

Bom, assim como já colocado acima, você deve evitar alguns tipos de fotos na hora de colocá-las em seu currículo. Imagens que possuem uma resolução muito baixa, pixelada, mal iluminada ou fora de foco não irão agregar muito em seu currículo – muito pelo contrário, na verdade. Sendo assim procure por fotos totalmente opostas às características colocadas acima.

Outra boa ideia é optar por fotos típicas e parecidas com aqueles que estampam os seus principais documentos: as fotos 3×4. Isto porque elas costumam atender à todos os requisitos de boa luminosidade, qualidade e foco, além de enquadrar perfeitamente a composição do rosto, parte do ombro e tronco.

Com a evolução dos celulares, até mesmo alguns dos smartphones mais populares e comuns do mercado possuem uma câmera de boa qualidade que, quando expostas sobre uma boa quantidade de luz, ficam ainda melhor. Sendo assim, posicione-se em um fundo liso que conte com uma boa luminosidade, programe o timer do seu celular e pronto: está feita a foto perfeita para o seu currículo.

Para as mulheres, recomenda-se o uso de uma maquiagem simples, não muito extravagante, na hora de produzir fotos como esta. Assim como os homens, que não devem investir em óculos escuros, bonés e nada do gênero na hora de tirar uma foto para o currículo.

Use a foto como um propaganda

Vale ressaltar que a foto deste documento é como se fosse uma publicidade que você mesmo está fazendo para a empresa ofertante da vaga. Busque se mostrar o mais profissional possível, tentando apresentar em uma única foto um perfil de seriedade e competência. Além disso, é válido revisar sempre a foto antes de colocá-la definitivamente em seu currículo.

Por fim, saiba como se portar na hora de anexar uma foto ao seu currículo. Como não são todas as vagas de emprego que exigem uma, evite enviar uma foto simplesmente para fazer mais volume em seu documento. Não é preciso sair de casa ou até mesmo montar um estúdio super profissional para tirar essas fotos, você pode muito bem reproduzi-las em casa.

Se for necessário, que seja enviada uma foto de boa qualidade técnica e que, também, consiga lhe apresentar como um candidato profissional e bem apresentável – afinal de contas, é você quem monta o seu currículo e, muitas vezes, é ele quem decide o seu futuro no mercado de trabalho.

Deixe seu Comentário