Carreira

Profissões de Humanas: lista com os principais cargos

Profissões de Humanas

Nós passamos boa parte de nossa infância e adolescência na escola, onde aprendemos diversos conteúdos diferenciados. Temos a matemática, que é uma ciência exata, a biologia, que entra na ciência biológica e, claro, também temos matérias que integram a ciência humana.

As ciências humanas são aquelas que possuem, como material de estudo, nós mesmos – os seres humanos. Os estudos vão desde os princípios, vasculhando a história e buscando entender o comportamento humano desde então.

O estudo é voltado tanto para o ser humano como indivíduo quanto como em sociedade, ou seja, um ser social.

Leia também:

Os estudos são feitos através de várias áreas de atuação, como a filosofia, por exemplo.

Quer conhecer todas as profissões de humanas que temos, atualmente, e que possuem como principal objetivo estudar o comportamento humano? Então, não deixe de ler este conteúdo até o final para não perder nenhuma informação importante.

Profissões de Humanas

As profissões de humanas são bastante amplas, podem ser muito diferentes uma das outras, mas possuem todas o mesmo propósito no final. Você saberia identificar todas elas? Confira a lista abaixo para conferir.

  • Administração;
  • Direito;
  • Publicidade e Propaganda;
  • Jornalismo;
  • Pedagogia;
  • Ciências políticas;
  • Serviço social;
  • Psicologia;
  • Letras;
  • História;
  • Filosofia;
  • Antropologia.

Administração

A administração é uma das profissões chaves que temos em nossa sociedade, isso porque, sem ela, não seria possível realizar muitas atividades empresariais – e fora dela. O administrador é responsável por organizar, planejar, administrar, gerenciar e muitas outras tarefas dentro dessas apresentadas.

Através das estratégias montadas, esse profissional ajuda a levar a empresa para outro patamar, acompanhando seus lucros e planejando sempre o próximo passo com precisão.

Esse profissional está em todas as áreas, afinal, saber administrar o negócio (independente de qual seja) é uma ótima maneira de fazer com que ele prospere.

Por isso, conseguir um emprego na área administrativa não costuma ser um problema. Eles podem trabalhar em diversos cargos, em diversas áreas de atuação e adquirir muito aprendizado nessa variedade.

Mesmo que você não atue como administrador, estudar o assunto é importante para todos. Esse conhecimento poderá ser útil tanto na vida pessoal quanto profissional.

Direito

O direito também é uma profissão das ciências humanas e é bem procurado pelos estudantes no Brasil. O profissional formado em direito possui algumas possibilidades, podendo se tornar um advogado, promotor, juiz, dentre outros.

Se tratando de uma área voltada para o cumprimento das leis, diz muito sobre a nossa sociedade e sobre o ser humano como indivíduo.

Publicidade e Propaganda

A profissão de publicidade e propaganda tem grande destaque entre as profissões de humanas, afinal, ela estuda a fundo o comportamento humano – principalmente se tratando das emoções.

O profissional dessa área costuma ser uma pessoa criativa, que gosta de ter ideias e colocá-las em prática. Costumam se dar muito bem com áreas artísticas e design.

Jornalismo

O jornalismo é uma profissão voltada para a divulgação das notícias, além de realizar pesquisas e divulgar conteúdos jornalísticos.

O jornalista é facilmente encontrado na TV, mas eles podem estar por trás das câmeras também – atuando como redatores, pesquisadores de matérias, dentre outras obrigações.

Pedagogia

A pedagogia é uma das profissões mais importantes quando o assunto é educação. É este profissional que irá garantir que o aprendizado está sendo produtivo, que os métodos utilizados estão funcionando e analisar o desempenho geral na instituição.

Eles estão em várias áreas de atuação na área de ensino, podendo assumir uma escola, trabalhar como coordenadores, professores ou diretamente como pedagogos.

Esse profissional também tem uma parte importante na psicologia, sendo necessário para exercer seu trabalho de forma eficiente.

Ciências políticas

Como o próprio nome já sugere, as ciências políticas estudam tudo que esteja relacionado com a sociedade e a política. Esse profissional pode trabalhar como pesquisador, cientista político ou até mesmo acabar atuando na política diretamente.

Em anos eleitorais, esses profissionais costumam se destacar ainda mais.

Serviço social

O serviço social é uma das profissões mais importantes quando o assunto é auxílio e amparo àqueles que mais necessitam dessa ajuda. O profissional desta área atua para evitar a desigualdade social e ajudando as sociedades mais carentes.

Essa profissão está presente em hospitais, escolas, ONG’s, dentre outros meios voltados para a sociedade.

Psicologia

A psicologia é a profissão que estuda a nossa mente, identificando possíveis traumas ou ajudando a nos conhecermos melhor.

Essa também é uma área muito buscada e disputada nas grandes universidades do país, sendo muito popular entre os jovens que estão em busca de uma nova profissão.

A psicologia é essencial em nossa sociedade, afinal, a mente humana pode ser grande responsável por muitos problemas sociais e individuais.

Letras

O profissional que atua na área de letras irá estudar o idioma e, possivelmente, atuará como professor no sistema de ensino. Para isso, é preciso realizar o curso de licenciatura.

O começo do curso é, de modo geral, igual para todos. Conforme o aluno vai avançando nos semestres, ele poderá passar a escolher suas matérias com o intuito de realizar uma especialização – seja em um idioma específico ou estudo da própria língua.

Leia também:

História

A história é tudo que temos sobre os nossos antepassados e, claro, sobre a história do mundo. Esse profissional busca estudar a história mundial e nacional. Esse profissional pode investir na área de estudo e pesquisa ou atuar como professor de história.

Para conhecermos a sociedade em que vivemos e como chegamos até aqui, essa é uma área de grande importância.

Filosofia

A filosofia está presente desde os primeiros anos de estudos, sendo uma das mais antigas do mundo. Para muitos, esse estudo pode parecer confuso, mas o filósofo diz muito sobre o ser humano e é essencial dentre as ciências humanas.

Esse profissional trabalha como pesquisador, podendo escrever livros e artigos para auxiliar no entendimento da filosofia.

Antropologia

Para fechar, temos a antropologia. Essa profissão também estuda o ser humano e sua mente, afinal, é uma das ciências humanas. Mas, dessa vez, esse estudo é voltado para o lado cultural.

Manifestações, diferentes culturas, dentre outros temas, sendo estudados para identificar o processo de evolução dentre tantos anos de história.

Deixe seu Comentário