Carreira

Como se tornar vendedor? As melhores dicas que você poderá encontrar

como se tornar vendedor

Apesar das crises econômicas que o Brasil tem enfrentado, o setor de vendas continua crescendo. Afinal de contas, todas as empresas precisam de bons vendedores para oferecer seus produtos e serviços. Por isso, no artigo de hoje veremos como se tornar vendedor e ter muito sucesso!

Como se tornar vendedor: quais as habilidades necessárias para a profissão?

Vendedor é o profissional responsável por negociar o preço de uma mercadoria ou serviço, o prazo de entrega, as condições de pagamento e os descontos direto com o consumidor.

Dependendo do setor em que atua, o vendedor também pode informar ao cliente as especificações do produto, controlar a demanda de pedidos e cumprir metas.

Atualmente, além de trabalhar em lojas físicas, os vendedores podem trabalhar por meio de diversos canais, como por telefone e chat. Mas, independente da modalidade, todo vendedor precisa lidar diretamente com o público e persuadir os consumidores.

Veja, em seguida, algumas habilidades essenciais para ser um bom vendedor.

Persuasão

Persuasão é uma das principais habilidades de um bom vendedor. Afinal de contas, a função de um vendedor é convencer o cliente a fechar uma compra, provando que a solução que ele está oferecendo é o melhor para resolver o seu problema.

Ao usar as técnicas corretas de persuasão, o vendedor faz mais do que vender um produto: ele cria uma vantagem competitiva no mercado.

Organização

Geralmente, um vendedor precisa atender vários clientes em um dia. Por isso, é fundamental ser organizado, especialmente se você quer prestar um atendimento personalizado.

A organização ajuda o vendedor a reunir as informações sobre os produtos e possíveis dificuldades, por exemplo. Assim, ele transmite mais confiança!

Resiliência

É verdade que todas as profissões exigem resiliência, ou seja, a capacidade de se adaptar e lidar com os problemas. Entretanto, ser vendedor é uma das profissões que mais exigem essa habilidade.

No geral, os vendedores trabalham com metas, e nem sempre é possível cumpri-las. Mas um profissional resiliente não se deixa abalar com os períodos de baixa. Ele busca novas maneiras de fechar negócios, seja com clientes novos ou antigos.

Networking

Para aprender como se tornar vendedor, o profissional precisa ter capacidade para fazer networking, criar conexão com várias pessoas. Isso vai além do que falar bem sobre um produto, ou seja, envolve criar e manter uma rede de contatos ativa.

Competitividade

Por fim, um bom vendedor precisa ser competitivo. Ele deve sempre buscar se destacar da concorrência. Essa habilidade é o que motiva o profissional a ser produtivo e alcançar suas metas.

como se tornar vendedor

Principais empresas com vagas para vendedor:

Quais cursos fazer para se tornar vendedor?

Para ser vendedor você não precisa fazer faculdade ou nenhum outro curso.

Se o seu objetivo é crescer no setor de vendas, uma boa opção é a graduação de Gestão Comercial. Nesse curso você vai aprender a gerenciar um comércio, comandar equipes e criar estratégia de divulgação.

Por outro lado, se o seu objetivo é aprimorar suas habilidades de vendas, existem alguns cursos que podem ajudar. Conheça alguns:

  1. Técnicas de vendas (ESPM): curso online que aborda técnicas de atendimento ao cliente, Rapport e apresentação de produtos, além de mostrar como responder às objeções de venda e preço. É um curso rápido, de apenas 4 horas;
  2. Técnicas de vendas (SEBRAE): é um curso online e gratuito que aborda técnicas de atendimento e fidelização de clientes, relacionamento, vendas e estratégias de impacto. A carga horária do curso é de 15 horas;
  3. Vendas diretas (Prime Cursos): é um curso online e gratuito. Ele aborda conceitos de relacionamento comercial, preparação para vendas, Rapport, pós-venda e como estabelecer metas, lidar com objeções, entre outros assuntos. Esse é um curso bem completo, com carga horária de 40 horas;
  4. Formação especialista em vendas (Thiago Concer): os cursos são ministrados por um dos fundadores da IEV, a maior escola de vendas do Brasil. Os conteúdos são objetivos e práticos, e você pode escolher em qual tipo de venda você quer focar, ou seja, presencial ou online;
  5. Cursos de vendas do Instituto de Especialização em Vendas (IEV): a principal escola de vendas do país também tem vários cursos online para quem quer ser vendedor, como “Como vender para grandes empresas”, “Especialização em vendas”, “Especialização avançada em vendas”, “Representante comercial”, “Venda consultiva”, “Negociação avançada”, entre outros;
  6. Negociações de sucesso (Universidade de Michigan): é um curso online e gratuito disponível na plataforma Coursera. Apesar de ser um curso de uma universidade americana, ele é traduzido para o português. Ele aborda habilidades e estratégias fundamentais para o processo de negociação. A carga horária do curso é de 12 horas;
  7. Administração estratégica de vendas (FGV): é um curso online que aborda conceitos básicos de vendas. A carga horária é de 30 horas.

Dicas para ser um bom vendedor

Agora que você já conhece as principais habilidades de um vendedor e quais cursos fazer para se especializar, confira algumas dicas práticas para ser um profissional de sucesso.

Conheça o produto que você vende

Conhecer bem o produto ou serviço que você oferece é fundamental para ser um bom vendedor. Quando nos posicionamos como especialistas, as pessoas sentem mais confiança no que dizemos e é mais fácil fechar uma venda.

Conheça seu cliente

Saber quais as necessidades do cliente ajuda você a apresentar um produto ou serviço que realmente será útil para ele. Assim, além de aumentar seu poder de persuasão, você vai gerar clientes fiéis para a empresa.

Seja honesto

É claro que queremos fechar o máximo de vendas possível. Porém, mentir apenas para vender mais nunca é uma boa estratégia. Afinal, se o cliente sentir que foi enganado, ou comprar algo que não vai ser útil, ele perderá a confiança em você e na empresa.

Faça um bom pós-venda

A venda não acaba quando você fecha negócio com o cliente. Na verdade, esse é só o começo da relação entre consumidor e empresa. Por isso, sempre que possível, entre em contato com o cliente para saber o que ele achou do produto ou se ele precisa de ajuda.

Considerações finais

Sem dúvida, ser um vendedor não é uma profissão para todos. Como você aprendeu neste artigo que esse profissional precisa ser organizado, resiliente, persuasivo, competitivo e ter boa capacidade de fazer networking.

Mas se você acha que falta alguma dessas habilidades, que tal fazer um dos cursos que indicamos?

Sem dúvida, eles vão ajudar você a aprender como se tornar um vendedor ainda melhor!

Mais vagas e dicas para conseguir emprego:

Deixe seu Comentário