Carreira

Profissões com i: lista de cargos com a letra i

Profissões com a letra i

Você conhece todas as profissões com “i” que existem na língua portuguesa? Às vezes, existem palavras (e profissões) que nem sabemos que existem no nosso vocabulário, mas elas estão presentes e precisam ser lembradas.

Para que você possa conhecer todas as profissões com “i” que temos, fizemos uma lista com todas elas. Além disso, você poderá conhecer cada uma para que entenda as responsabilidades e a importância delas. Vamos lá?

Profissões com i

A seguir, confira a lista com as profissões com “i” e o trabalho que cada uma delas exerce. Confira.

  • Ilustrador;
  • Impressor;
  • Inspetor de Alunos;
  • Instalador;
  • Instrumentador Cirúrgico;
  • Intérprete;
  • Intérprete de Libras.

Ilustrador

O ilustrador é aquele profissional que irá fazer trabalhos artísticos, ou seja, ilustrações. Ele irá criar desenhos, animações, colagens e montagens que resultem em uma boa ilustração, conteúdo gráfico, dentre muitos outros.

Leia também:

Esses profissionais podem trabalhar de forma independente ou até mesmo para empresas – por exemplo, o ilustrador pode trabalhar com designer gráfico no setor de marketing de uma empresa e obter ótimos resultados.

Além disso, existem sites que oferecem trabalho para ilustradores que trabalham como freelancers e querem conseguir projetos para conseguir ganhar dinheiro. Você divulgará o seu trabalho e poderá conseguir boas oportunidades e aumentar o profissionalismo.

Esses profissionais costumam ser muito criativos, abertos para novas ideias e gostam de realizar projetos únicos e que gerem um impacto positivo para a marca ou cliente ao qual ele atende.

Impressor

O impressor é um profissional que é responsável pela operação de máquinas gráficas – ele irá realizar todo o trabalho necessário para garantir o bom funcionamento da máquina, como limpeza, reparos, regulação, etc.

Geralmente, eles estão presentes em áreas que envolvam gráficas e editoras, mas também podem ser encontrados no RH (recursos humanos) e áreas voltadas para a informática.

O impressor também pode ser o responsável por realizar as impressões em uma gráfica ou editora, mas essa não é uma profissão oficial. Mesmo assim, requer atenção e cuidado para garantir que todo o processo ocorra da melhor forma possível.

Inspetor de Alunos

O inspetor de alunos é o profissional responsável por garantir que todas as crianças estejam seguras nas dependências da instituição de ensino. Ele acompanha o dia a dia das crianças e adolescentes e garante que as regras de segurança sejam seguidas.

Além disso, costumam “patrulhar” nos momentos de intervalo para garantir que nada fuja do controle e acidentes não ocorram.

Quanto menor as crianças, maiores as chances de acidentes acontecerem. Por isso, em escolas de ensino fundamental, principalmente, eles podem ser encontrados em maior quantidade.

Você já foi estudante, ou é, então já deve ter visto um inspetor em sua escola que alertava os alunos e vigiava para que nada saísse do controle.

Em escolas no geral, ele também pode estar presente na entrada e saída para conferir que nada vai acontecer com esses jovens – além de evitar que qualquer um entre nas instalações da escola.

Instalador

O instalador é o profissional responsável por realizar projetos, define todo o processo para ser feita uma instalação, faz a checagem dos equipamentos e materiais necessários para a instalação, preparar o local e inspecionar para que tudo ocorra da maneira que deve ser.

E, como é de se esperar, também realizam todo o processo de instalação – seja de fios, equipamentos elétricos, dentre muitos outros possíveis.

Um dos que podem ser mais comuns em nosso dia a dia é o instalador de internet, que é responsável por colocar a rede em funcionamento e realizar reparos quando algo não está funcionando corretamente.

Instrumentador Cirúrgico

O instrumentador cirúrgico é um profissional de alta importância em nossa sociedade, isso porque ele é o responsável por organizar os materiais e fornecer o equipamento que o médico cirurgião precisa para realizar o seu trabalho corretamente.

Em muitos casos, a agilidade e a concentração desse profissional podem definir se o paciente irá ou não sobreviver ao procedimento. Por isso, ele deve ser muito focado, estar sempre atento, conhecer muito bem os instrumentos cirúrgicos e ser ágil.

Se você já assistiu alguma série famosa de médicos cirurgiões, já deve ter reparado neste profissional na sala de cirurgia. Ele sempre estará presente, assim como o assistente de dentista que sempre está próximo à cadeira em que você irá se sentar para consultar.

Juntamente dos enfermeiros, auxiliares e outros profissionais, compõem a equipe médica preparada para cirurgias.

Intérprete

O intérprete é o profissional responsável por traduzir diálogos, textos e outros meios de comunicação de uma língua para a outra. Esse profissional pode estar presente em grandes eventos, como em conferências ou palestras internacionais, mas também podem ser intérpretes pessoais, auxiliando um cliente específico.

Além de precisar dominar muito bem a sua língua nativa, eles precisam conhecer a fundo pelo menos mais uma língua (geralmente, sendo o inglês o idioma principal) e oferecer seus serviços de forma exemplar.

Eles também podem atuar no ramo de viagens, auxiliando no entendimento dos passeios e demais pontos importantes para uma boa experiência para quem não conhece o idioma local.

Intérprete de Libras

Assim como o intérprete, que citamos acima, o intérprete de libras também irá precisar conhecer mais de um idioma. Só que dessa vez, voltada para o público surdo e mudo.

Libras significa Língua Brasileira de Sinais, ou seja, é o idioma utilizado pelas pessoas que não possuem audição ou fala. O intérprete irá garantir que todos tenham acesso ao que está sendo dito em uma palestra, em um show, filme, dentre outros meios.

Ou seja, é a forma desse público ter o mesmo acesso à informação do que as pessoas que possuem a audição e a fala intactas.

Em casos de ser necessário traduzir de outra língua de sinais para Libras, é preciso conhecer cada idioma de sinais, pois cada um possui seus próprios símbolos e gestos.

Você sabia que existiam tantas profissionais com a letra “i” na língua portuguesa? Agora, esse conhecimento poderá até mesmo te ajudar a encontrar uma profissão ou um profissional que esteja precisando contratar para a sua empresa ou no formato freelancer.

Deixe seu Comentário