Carreira

Profissões com P: lista de cargos com a letra P

Profissões-com-P-Professor

Você conhece todas as profissões com P que temos na língua portuguesa? Elas são variadas, indo de diversas áreas de atuação e graus de intensidade e estudos. Uma das profissões mais importantes em nossa sociedade começa com a letra P, que é a de professor(a).

Neste conteúdo, você aprenderá tudo sobre as profissões com P que existem em nossa língua e ficará por dentro do que cada uma delas faz em nossa sociedade. Está preparado? Então, vamos lá.

Leia também:

Profissões com P

Confira a lista completa com suas descrições, abaixo.

Padeiro

O padeiro é o profissional responsável por fazer aquele pão fresquinho que costumamos buscar na padaria pela manhã ou na parte da tarde.

Ele precisa acordar bem cedo para garantir que o seu pão esteja pronto no horário do café da manhã, e para preparar todos os outros alimentos que poderão ir para a sua mesa de café.

O padeiro pode trabalhar em padarias, como citamos, em supermercados (na área de pães, produzindo o que irá para a parte de padaria do local), trabalhar produzindo pães para restaurantes e até mesmo atendendo encomendas para esses lugares e demais clientes que tenham interesse em seu trabalho.

O que seria de nós sem esse profissional excepcional que faz um produto tão cheiroso e amado pelo brasileiro?

Paginador

O paginador irá lidar com a produção de materiais gráficos, organizar as páginas, formatação de textos, utilizar meios para realizar uma boa organização de páginas (como apps), dentre outras tarefas.

Eles costumam trabalhar em gráficas, agências de publicidade, dentre outros locais que envolvam produção gráfica e impressão de livros, documentos, etc.

Paisagista

O paisagista é o profissional que irá planejar um espaço aberto com o intuito de preservar esse espaço, criando paisagens grandes ou pequenas. Eles realizam o planejamento do projeto, montam a planta, acompanham todo o processo e contribuem para que o espaço seja devidamente preservado e bem tratado no processo.

Esses espaços podem ser urbanos ou não, podendo variar de acordo com a proposta do local. Esse profissional estuda arquitetura com foco em paisagismo, ou seja, estão preparados para planejar todo o espaço de forma profissional.

Paleontólogo

O paleontólogo é aquele responsável por encontrar fósseis e realizar o estudo deles, identificando de onde vieram, suas histórias e a qual espécie pertence, assim como o tempo em que viveram.

É graças a esses profissionais que temos tantas histórias já traçadas sobre o passado e o tempo dos dinossauros.

Palhaço

Bom, o palhaço é aquele profissional responsável por levar alegria para todos os lugares onde passa. Quem nunca se divertiu com as histórias e brincadeiras de um palhaço?

Parteira

A parteira realiza o parto, como o nome já indica. Elas podem ser contratadas para auxiliar no parto natural, feito em casa, por exemplo.

Antigamente, era mais comum termos essa profissional, mas hoje está alinhada com a pediatria e obstetrícia dentro da medicina – não sendo mais algo tão específico e informal.

Pasteleiro

Um pastel quentinho, não tem quem resista. E é o pasteleiro que realiza esse trabalho magnífico que tanto amamos. Não há como não agradecer pelo trabalho deste profissional, não é?

Pastor

O pastor é o profissional que cuida da igreja, tanto nas partes burocráticas quanto em assuntos religiosos. Ele é responsável por cuidar para que tudo corra bem dentro da igreja e com as pessoas nela inseridas.

Pedagogo

O pedagogo é o profissional que auxilia na área de educação, garantindo que o método de ensino e o nível de aprendizado estejam em dia e que esteja funcionando para os alunos e colaboradores da escola.

Pediatra

O pediatra é o médico responsável por cuidar da saúde das crianças e adolescentes, ou seja, ele é especializado nos pequenos para garantir um atendimento mais direcionado e preciso.

Pedicure

A pedicura, que também pode ser manicure, é a profissional que realiza o cuidado dos pés. Ela irá fazer a unha, cuidar de unhas encravadas, etc.

Pedreiro

O pedreiro é outro profissional que não poderia faltar em nossa sociedade, afinal, ele é responsável por levantar tudo que precisamos – nossa casa, hospitais, igrejas, etc. Ele é um construtor nato e trabalha com as próprias mãos.

Peixeiro

O peixeiro é o profissional que realiza a venda de peixes e demais frutos do mar, podendo ter sua própria peixaria. Ele também pode ser pescador, dependendo de onde vive.

Percussionista

Esse é o profissional que toca instrumentos de percussão, como tambores, por exemplo. Pode estar em uma banda e tocar em bares e restaurantes, ou até mesmo ganhar fama e se destacar no meio musical.

Perfumista

Sim, estamos falando do profissional que realiza a fabricação de perfumes. Ele é o responsável pelos processos químicos e cuidados para fazer com que grandes cheiros passem a existir.

Pescador

O pescador é o profissional que realiza a pesca de peixes e outros frutos do mar que serão vendidos para manter seu sustento. Eles podem vender diretamente para os clientes ou realizar a revenda para peixarias e demais lugares que necessitem de sua mão de obra.

Pianista

O pianista é aquele que toca piano, seja em grandes concertos ou em apresentações de teatro, musicais, tocando em restaurantes e demais lugares.

Piloto

O piloto pode ser o de automóveis, que pode competir em competições como fórmula 1, ou de aviões, que nos ajudam a chegar em novos destinos.

Pintor

O pintor é o que realiza grandes obras de arte, podendo vendê-las ou exibi-las em grandes exposições de arte. Temos muitos pintores famosos, como Leonardo Da Vinci – autor de Monalisa.

Poeta

Poeta é aquele que cria poesias e nos encantam com suas palavras, trazendo tanto significado para coisas simples da vida.

Polícia

A polícia é a profissão responsável por garantir a ordem nas comunidades, garantindo que todos vivam em sociedade dentro das leis.

Político

O político é o responsável por auxiliar no governo de um país, estado ou cidade. Sem ele, não teríamos o que chamamos de democracia, podendo viver em uma monarquia ou até mesmo em uma anarquia.

Porteiro

O porteiro irá realizar o controle de quem entra e quem sai de um prédio, empresa, residência, etc.

Preparador Físico

É o que auxilia, geralmente atletas, a estarem em forma para competições e se manterem saudáveis e sem riscos de lesões e problemas mais graves na musculatura e em demais locais do corpo.

Procurador

É o responsável por defender a prefeitura em casos que envolvam a justiça, por exemplo, quando ela é citada em alguma ação. Ele irá elaborar e realizar a defesa no tribunal.

Professor

O responsável pela nossa educação, por garantir que todas as outras profissões possam existir. Ele nos ensina desde os primeiros anos de vida e merece todo o nosso reconhecimento.

Programador

Realiza a programação de softwares e demais atividades que envolvam o pleno funcionamento desses sistemas, seja em uma grande empresa ou até mesmo para uso pessoal.

Projecionista

É o profissional responsável pela projeção de filmes. Ele é que garante que você não terá problemas enquanto vê um filme no cinema, fazendo com que ele transcorra perfeitamente durante a sessão.

Promotor

O promotor é aquele que lida com crimes, garantindo que as penas e multas aplicadas sejam cumpridas.

Provedor

Ele é o responsável por prover, como o nome já sugere, garantindo que não falte algo que seja necessário em sua área de atuação.

Psicólogo

O psicólogo é o profissional responsável por auxiliar no tratamento de nossa saúde mental, lidando com casos do dia a dia e, se necessário, realizando o encaminhamento para um psiquiatra. Um profissional de extrema importância em nossas vidas, afinal, a saúde mental também deve ser priorizada.

Psiquiatra

O psiquiatra é aquele profissional que cuida de nossa saúde mental, ajudando no tratamento de doenças e vícios, como a depressão, ansiedade, etc.

Publicitário

O publicitário é aquele que realiza publicidades para empresas, sejam elas pequenas ou grandes. Se destacam na área do marketing e estão presentes no formato digital e convencional.

Conclusão

E essas foram as profissões com P. Quantas delas você já conhecia?

Leia também:

Deixe seu Comentário