Entrevista

Defeitos na entrevista de emprego: dicas para se destacar

Defeitos na entrevista de emprego

Existem alguns procedimentos antes que uma pessoa seja contratada para uma função. Tudo começa geralmente com o envio do currículo, que pode conter ainda uma carta de apresentação. Depois, provavelmente os aprovados são chamados para uma entrevista de emprego, onde é preciso tomar alguns cuidados para se sair bem, deixar os concorrentes para trás e conseguir a vaga que está sendo oferecida.

Existem alguns erros que algumas vezes nós cometemos durante este momento. Podem parecer coisas pequenas, mas quem faz isso tende a ter a sua candidatura eliminada. O avaliador entrevistará diversas pessoas, ele vai ficar com o perfil que imaginar ser o melhor para a sua empresa. Por isso, tente mostrar interesse pela vaga e não faça comentários ou questionamentos deselegantes.

Maiores defeitos em uma entrevista de emprego?

Existem diversos defeitos que podem eliminar os candidatos durante a entrevista de emprego. Eles podem possuir um currículo excelente, com passagens por grandes empresas, muitos cursos realizados e diferentes experiências, mas se forem mal durante a entrevista de emprego, podem acabar sendo eliminados do processo.

Podemos destacar que aqueles que falam mal do emprego ou do chefe anterior não serão aprovados. Os que não demonstram conhecimento pela empresa contratante também perdem pontos neste processo seletivo. A falta de interesse pela vaga e as roupas escolhidas para esse procedimento são outros fatores considerados perigosos.

Para se dar bem durante uma entrevista de emprego e ficar com a vaga, basta não fazer errado. É só seguir o nosso guia e evitar as situações que apresentaremos abaixo.

Falar mal do emprego anterior

Os entrevistadores não gostam de pessoas que criticam seu emprego antigo e nem do chefe. Apenas cite o momento em que você trabalhou por lá. Pessoas que fazem comentários pesados, dizendo que não gostavam do clima ou algo assim, geralmente acabam sendo desclassificadas. Opte por falar sobre as funções técnicas que você realizava.

Os empregadores possuem este receito. Se você está falando mal de sua antiga empresa, poderá fazer o mesmo quando sair desta nova, não é mesmo? Por isso eles preferem profissionais que são mais sigilosos quanto ao que acontecia no emprego anterior. Nestes casos, é melhor omitir este tipo de informação.

Não saber sobre a empresa

Caso você não conheça a empresa que está fazendo a entrevista, a nossa recomendação é para que realize uma pesquisa com antecedência. Assim, conhecerá os seus concorrentes e poderá fazer comentários precisos, que te darão importantes pontos na corrida por uma vaga no mercado de trabalho. O entrevistador gostará de ouvir você falando sobre a sua empresa.

Lembre-se que o recrutador estará atento para todas as suas respostas e comentários. Quem fala sobre a empresa e sobre a vaga que está sendo oferecida mostra interesse. Patrões gostam de funcionários engajados com o que está sendo proposto.

Não pergunte sobre feriados

A maioria das empresas de comunicação não seguem os feriados, por exemplo. Você não deve perguntar sobre feriados prolongados durante a entrevista, isso pode arruinar as suas chances de conseguir uma vaga na empresa. A entrevista funciona como uma das etapas decisivas no processo de contratação. Então, demonstre vontade de trabalhar e não de ficar de folga.

O melhor é descobrir isso perguntando para algum funcionário que seja seu amigo e que trabalhe por lá. Outra opção é descobrir isso apenas no momento em que já estiver trabalhando e que acontecer um feriado.

Falta de interesse pela vaga

Você nunca poderá demonstrar falta de interesse pela vaga durante uma entrevista de emprego. Evite comentar que preferia atuar em outra área, mas como surgiu apenas essa possibilidade, então decidiu tentar. Vai parecer que o candidato está esnobando a oportunidade vigente. Outra coisa para ser evitada é falar mal da própria empresa que está contratando.

A escolha de roupas erradas

Muitos candidatos podem ser eliminados de uma entrevista de emprego por não se vestirem de maneira adequada, conforme a situação pede. A roupa é capaz de passar confiança ou prejudicar um candidato. Quem se veste bem e coloca uma roupa de acordo com a vaga que está sendo oferecida passa uma boa primeira impressão.

A nossa dica é utilizar roupas com cores suaves e neutras, prefira branco, azul, cinza e preto. Os homens podem vestir terno, blazer ou camisa social, com calça jeans, já as mulheres devem optar por sapatos com salto médio, além de aplicarem uma maquiagem leve.

Tenha em mente que a roupa não deve ser chamativa, o que deve se destacar é a sua personalidade e o seu currículo. As mulheres não devem utilizar decotes, bijuterias ou joias. Quem usa roupas muito curtas também pode perder pontos durante a entrevista. Prefira sempre o estilo formal.

A escolha das roupas tem relação direta com a vaga que está sendo oferecida. Se você vai trabalhar como padeiro, office-boy ou marceneiro, não precisa ir com roupa social. Basta colocar uma camisa bonita, quem sabe gola polo e está tudo certo.

Chegar atrasado

Quem chega atrasado em uma entrevista de emprego perde muitos pontos em relação a vaga que está sendo oferecida. Esse tipo de ação mostra que o candidato não é comprometido com o que se propõe a fazer. O ideal mesmo é chegar antes da hora combinada, algo que serve para mostrar interesse pelo que está sendo oferecido.

Higiene pessoal

Além das roupas, a pessoa deve tomar cuidado com a sua aparência de modo geral. O candidato deve estar com as unhas aparadas, barba feita e cabelo de acordo com o que a vaga exige. Apresentar uma boa higiene pessoal é algo fundamental para conseguir os seus objetivos quanto a vaga. Não esqueça de se olhar no espelho antes de sair de casa.

Contar defeitos

Se você é uma pessoa nervosa, a nossa recomendação é que se prepare com antecedência para a entrevista de emprego. Nesse momento alguns começam a falar sem parar e acabam contando os seus defeitos, não que eles precisem ser omitidos, mas é importante seguir um bom modo de falar.

Evite dizer que possui dificuldades para realizar determinada atividade, prefira mostrar que possui capacidade para aprender.

Deixe seu Comentário