Carreira

Dicas para trabalhar em 2 empregos: como conciliar tudo?

Dicas para trabalhar em 2 empregos

Você precisa de dicas para trabalhar em 2 empregos? Pois saiba que a rotina de quem tem 2 empregos não é tarefa fácil, mas é a realidade de muita gente no país.

Seja para complementar a renda no fim do mês, pagar dívidas ou investir nos estudos dos filhos, trabalhar em 2 empregos com carteira assinada (ou um deles sendo temporário) requer responsabilidade e estratégia.

Se você também precisa de renda extra, mas não faz a menor ideia de como vai conciliar dois empregos, continue a leitura deste artigo e confira nossas dicas!

Dicas para trabalhar em 2 empregos

Quem já trabalha em 2 empregos, sabe bem como é a rotina diária: sem tempo para estudos, família e lazer. Mas, sem estudos de qualificação profissional fica mais difícil ainda pedir uma promoção para conseguir trabalhar em apenas um emprego.

Por outro lado, há pessoas que já fazem dupla jornada de trabalho, sendo que uma das ocupações não tem remuneração. É o caso das donas de casa, repletas de tarefas domésticas, que ainda precisam conciliar com um emprego.

Por isso, veja as nossas dicas abaixo sobre como trabalhar em 2 empregos da melhor maneira possível.

1. Organize sua rotina de trabalho

A primeira dica para trabalhar em 2 empregos é um pouco óbvia, mas vale a pena dizer: tenha uma agenda de trabalho para organizar sua rotina. Você pode anotar os horários de serviço e de almoço, o tempo que você leva para executar as atividades e cumprir objetivos.

Basicamente, estamos falando em planejamento diário ou semanal para você dar conta de tudo. Essa é uma das dicas especiais para quem trabalha como freelancer, mas também para quem trabalha em 2 empregos com carteira assinada.

Nesse último caso, saiba os horários de cada emprego e se haverá espaço para estudar, por exemplo. Alguns empregadores podem aceitar ajustar seus horários para você dar conta de outro trabalho. No mais, assuma a responsabilidade e certifique-se de que você pode ter dois empregos ao mesmo tempo.

2. Equilibre seus empregos com uma atividade prazerosa (e, quem sabe, remunerada)

A saúde mental tem ganhado força nos últimos anos e é o ponto-chave para equilibrar a rotina intensa de quem tem dois empregos.

Para isso, vale apostar em uma atividade que ajude a quebrar a tensão causada pelo excesso de trabalho. Pode ser a prática de um esporte, um jogo de videogame, uma saída com amigos, ou um filme, por exemplo.

Algumas pessoas, inclusive, aproveitam um hobby para ganhar dinheiro extra. Nesse sentido, a paixão pode se transformar em renda com artesanato, revenda de produtos, blogs e canais do Youtube. O bom é que você nem precisa sair de casa para faturar um dinheiro, e é você quem define seus melhores horários.

3. Saiba otimizar seu tempo, uma das melhores dicas para trabalhar em 2 empregos

Ter tempo para o lazer não é a única coisa a se preocupar para quem adotou uma rotina de dois empregos. Lembra que mencionamos as donas de casa e suas tarefas domésticas? Pois bem, lavar, passar e cozinhar são atividades que não dá para adiar, ainda mais para quem tem filhos.

Por isso, estabeleça horários para todas as tarefas, priorize as mais importantes e procure um método para tornar a labuta de dentro de casa menos cansativa possível.

Uma boa dica é delegar funções para alguém da família, dessa forma, você não vai precisar se preocupar com a roupa para lavar ou com as compras de mercado. Afinal, fica realmente muito difícil conciliar 2 empregos e ainda dar conta da faxina da casa no final de semana.

Seguindo essas dicas, você vai conseguir trabalhar em 2 empregos, além do seu outro trabalho (o doméstico).

Dicas para trabalhar em 2 empregos

Veja também:

4. Defina metas

Entre as dicas para trabalhar em 2 empregos está em definir uma meta que justifique uma dupla jornada de trabalho.

“Bom, eu quero ganhar mais dinheiro.”

Sim, essa é uma boa justificativa, mas se ela for apenas uma forma de sobrevivência, uma hora ou outra seu corpo vai dar sinais de cansaço, incluindo humor instável e perda de rendimento.

Agora, pode ser que você queira juntar dinheiro para:

  • Pagar faculdade;
  • Comprar uma casa ou carro;
  • Pagar um tratamento médico ou estético;
  • Quitar uma dívida;
  • Entre outros objetivos.

Então, quando você juntar dinheiro suficiente para isso, o segundo emprego deixará de existir. Nesse caso, a vantagem de trabalhar em 2 empregos para cumprir uma dessas metas é que você terá motivação todos os dias para alcançar sua meta, sendo essa uma das melhores dicas para você.

5. Não deixe de lado a sua saúde

Falamos neste artigo sobre a saúde mental e a importância de buscar atividades prazerosas para equilibrar, de forma saudável, a rotina de quem tem 2 empregos.

Contudo, a saúde física também pede socorro, por isso, deve entrar em sua lista de prioridades. Para fazer isso da melhor maneira possível, estabeleça dias e horários para ter um momento só seu.

Visite um salão de beleza, faça uma caminhada e exercícios nas primeiras horas, durma mais cedo e alimente-se bem. O descanso deve ser levado em conta também, afinal, ninguém é de ferro, não é?

Quando corpo e mente estão em equilíbrio, fica mais fácil manter uma jornada dupla ou tripla de trabalho. Lembre-se dessas dicas, se você realmente quiser trabalhar em 2 empregos.

Veja dicas de como começar uma nova carreira:

Posso trabalhar em 2 empregos com carteira assinada? Mais dicas para você!

Até aqui você conferiu dicas para trabalhar em 2 empregos, seja com carteira assinada ou não. Porém, outra dúvida comum é se existe algum empecilho para você ter a carteira assinada por dois empregadores. A resposta é sim e não.

A princípio, não existe lei que impeça você de trabalhar em 2 empregos, mas contrato de trabalho, sim. O que acontece é que cada empresa pode estabelecer regras que tornam a segunda jornada de trabalho mais complicada ou impossível.

Essas regras podem ser:

  • Turnos com mais de 8 horas;
  • Cláusula de exclusividade, impedindo a prestação de serviços aos concorrentes;
  • Segredo da empresa, o que afasta os funcionários de trabalhar na concorrência.

Além disso, se você não estiver entregando produtividade em razão de trabalhar em 2 empregos, não precisa nem elaborar uma carta de demissão: você pode ser demitido por justa causa!

Portanto, siga as nossas dicas para trabalhar em 2 empregos, sem deixar a saúde e a produtividade perder fôlego!

Se este artigo foi útil para você, deixe seu comentário aqui embaixo. Queremos saber também como você lida com 2 empregos!

Veja também:

Deixe seu Comentário